Foi celebrado, entre os dias 01 e 05 de fevereiro, com o tema “Unidos ao Coração de Jesus”, o jubileu dos 100 anos do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora de Oliveira. O movimento foi instalado no dia 28 de janeiro de 1923, cumprindo determinação de dom Antônio dos Santos Cabral, bispo de Belo Horizonte, tendo por fim reunir forças católicas, tornando cada vez mais propagada a devoção ao Coração de Jesus. Presidiu a sessão o padre José Brandão Guedes, com aprovação do padre José Ferreira de Carvalho, pró-pároco em exercício. A primeira presidente foi Zita Chagas Diniz. Cem anos depois, o movimento persiste, contando, atualmente, com cerca de 250 participantes e tendo como coordenadora Maria Goretti Campos Pereira.
As comemorações do centenário tiveram início na quarta-feira (01) com tríduo preparatório na Catedral Nossa Senhora de Oliveira. Na manhã de sábado (04), o bispo diocesano dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro e o pároco de Nossa Senhora de Oliveira, padre Roberto Carlos de Almeida (Betinho) entrevistaram na Rádio DC2 FM o padre jesuíta Eliomar Ribeiro, diretor nacional do Apostolado da Oração.
Na tarde de domingo (05), na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira, foi realizada uma acolhida aos participantes, seguida por uma procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus até a Catedral onde dom Miguel presidiu missa solene. Após as cerimônias religiosas foi servido, no Oliveira Clube, um coquetel de confraternização.
O diretor nacional, padre Eliomar, exaltou as comemorações do jubileu em Oliveira. “Os grandes eventos são precedidos de momentos fortes que também se transformam em celebração. Assim foi o tempo de preparação para a festa do Centenário do Apostolado da Oração da Matriz de Nossa Senhora de Oliveira. A memória dos acontecimentos vem carregada de gratidão por tantas pessoas que nesses anos mantiveram acesa a chama da oração que sustenta a missão da Igreja”, argumentou o diretor. Ainda de acordo com ele, o Apostolado da Oração, hoje constituído pelo papa Francisco como serviço eclesial, convida seus membros a oferecer diariamente a vida pelos desafios da humanidade e a propagar, sobretudo com a vida, a devoção e a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.
“Minha participação neste momento ajudou-me a perceber quantos corações generosos que na singeleza e na simplicidade fazem uma enorme diferença na vida da Igreja. Como nos pede Jesus no Evangelho, devemos ser sal da terra e luz do mundo para iluminar e dar sabor com o testemunho de nossas vidas nos diversos ambientes onde estivermos”, concluiu o sacerdote.
Ao avaliar a importância do jubileu, padre Betinho fez um agradecimento a todos que contribuíram para o êxito da celebração. “Unidos ao Coração de Jesus, somos gratos a todos que nos ajudaram a celebrar o centenário de fundação do Apostolado da Oração em nossa Paróquia.”, disse o pároco.
Em nível mundial, o Apostolado foi fundado em 03 de dezembro de 1844, na França, pelo sacerdote jesuíta Francisco Xavier Gautrelet, como movimento religioso composto por leigos católicos. Sua finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias, com ênfase na oração e especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus e à Virgem Maria.
Comments