Rosemary Amaral, Maria do Pilar e Marco Antônio representaram Oliveira no evento.
Realizado na cidade de Diamantina (MG) nos dias 02 e 03 de julho, o IV Encontro de Sineiros de Minas Gerais contou com a participação de Oliveira, representada por Rosemary Amaral (membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Artístico de Cultural – CODEMPAC), a sineira Maria do Pilar (Morro do Ferro) e o sineiro Marco Antônio Carvalho Ferreira.
No evento promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de Oliveira, participaram representantes de Sabará, Caeté, Tiradentes, Milho Verde, Congonhas, Serro e Ouro Preto. Segundo Rosemary Amaral, um dos momentos mais marcantes do encontro aconteceu às 16h, horário em que todos os sinos das igrejas de Diamantina foram tocados simultaneamente.
Em 03 de dezembro de 2009, o toque dos sinos em Minas Gerais e o ofício dos sineiros foram registrados pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil. Nove cidades mineiras foram contempladas: Diamantina, São João Del Rei, Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, Congonhas do Campo, Sabará, Serro e Catas.
O toque dos sinos, que tem grande tradição também em Oliveira, é uma forma de expressão reproduzida na vivência coletiva de inúmeras cidades mineiras. Para a manutenção desta tradição é essencial a presença do sineiro, o grande responsável pela execução dos toques e ensino do ofício às novas gerações. Atualmente existem 20 sinos em operação nos templos católicos de Oliveira.
Comentários