top of page

Oliveira tem índice de vacinação contra pólio maior que Minas e Brasil

Doença foi considerada erradicada no Brasil em 1994.


A campanha de vacinação contra a poliomielite, encerrada no domingo (30), imunizou 1.563 crianças menores de cinco anos em Oliveira, que representa 84,12% do público alvo, segundo informou a secretária municipal da Saúde, Elisângela Neto. A vacinação no município é superior à média registrada em Minas Gerais e no Brasil. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é 95%.


Fernanda Sabino, coordenadora da Atenção Primária, disse que durante a campanha, foi criada uma força tarefa que promoveu uma busca ativa, explicando aos pais a importância e o benefício da vacina para evitar a reintrodução da doença no país. O Brasil não registra casos de paralisia infantil desde 1989, mas com a queda das taxas de vacinação desde 2015, diversos órgãos ligados à saúde alertam para o risco de retorno da doença.


A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas contaminadas. Nos casos mais graves da doença, também chamada de paralisia infantil, ela provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos e pode, inclusive, ser fatal.

0 comentário

Comments


bottom of page