top of page

Oliveira vai sediar etapa regional dos JEMG


Marcelo Praxedes / Prefeitura de Oliveira

JEMG em Oliveira: disputa acirrada e sucesso de público.

 

A cidade de Oliveira foi escolhida para ser uma das seis sedes, em todo o Estado, da etapa macrorregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). É a primeira vez que isso ocorre. A versão de 2024 da competição organizada pelo governo de Minas ainda não tem data definida, mas Oliveira foi confirmada como sede da Regional Centro, juntamente com outros cinco municípios, de acordo com publicação no site oficial, sendo eles: Regional Norte – Curvelo; Regional Sul – Três Corações; Regional Triângulo – Araguari; Regional Vale do Aço – Teófilo Otoni e Regional Zona da Mata – Ubá.


Oliveira já recebeu os JEMG por diversas vezes, mas todas ainda na fase microrregional, envolvendo os municípios vizinhos. A etapa regional congrega os classificados da etapa anterior da “Região Centro”, o que vai elevar o nível técnico dos competidores nas praças esportivas oliveirenses. São aguardados pelo menos três mil estudantes/atletas competidores de diversas modalidades esportivas.


O secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Kilder Pinheiro, disse à GM que a escolha de Oliveira é resultado do bom trabalho desenvolvido pela cidade, na organização e recepção de atletas em anos anteriores, quando sediou etapas microrregionais.  “São apenas seis grandes cidades em todo o Estado de Minas e Oliveira é uma delas, sinal de que fomos muito bem avaliados em anos anteriores. E olha que tem muitas cidades importantes, maiores e mais ricas, que ficaram de fora”, grifou o secretário.  


Ainda de acordo com Kilder, já foi iniciado o trabalho de revitalização da estrutura, uma parceria da Prefeitura, Secretaria de Esportes e Secretaria da Educação, com o Oliveira Tênis Clube (OTC) e a Liga Esportiva Municipal de Oliveira (LEMO). O secretário lembrou que uma sede regional dos JEMG exige uma estrutura gigantesca, e para tanto a Prefeitura, por meio de sua Secretaria, já está trabalhando.


Os Jogos Escolares de Minas Gerais é o maior programa esportivo-social do país, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).


O JEMG é uma competição de cunho esportivo-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com estudantes-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com estudantes-atletas de 12 a 14 anos e o Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades são: atletismo, atletismo PCD, badminton,  basquetebol,  bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5, futebol de 7 PC, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, natação, natação PCD, parabadminton, taekwondo, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, vôlei de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.


A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional. O Estado é dividido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os estudantes-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional, que acontece em 6 municípios do Estado, com as competições de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. A 4ª etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Ao todo são mais de 160 mil estudantes-atletas envolvidos nos JEMG.


Sobre o fato leia o editorial “Dimensão dos esportes”, na página 2 desta edição.

0 comentário

Comentarios


bottom of page