Termômetro da Rodoviária chegou aos 40 graus nessa quinta-feira.
Uma intensa onda de calor está castigando a cidade de Oliveira. Nessa quinta-feira (16) a temperatura ambiente chegou a 36 graus celsius, dez a mais que a média histórica, que é de 26 graus; e seis a mais do que o calor registrado nessa mesma data em 2022, que foi de 30 graus. A sensação térmica, também nessa quinta-feira, foi de 40 graus na sombra. O aumento da temperatura acima de níveis suportáveis representa sério risco à saúde e ao bem-estar dos moradores, de forma ainda mais grave em crianças e idosos.
É importante evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia. A busca por ambientes climatizados, sempre que possível, e, o mais importante, manter-se constantemente hidratado, são fatores fundamentais para a preservação da saúde. Pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas com condições médicas preexistentes, são aconselhadas a tomar precauções adicionais. A previsão é de que as altas temperaturas devem persistir nos próximos dias, exigindo vigilância e cooperação da comunidade local para mitigar os impactos da onda de calor histórica.
O Serviço autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Oliveira voltou a emitir comunicado alertando a população quanto ao alto consumo de água observado nos últimos dias, em decorrência da elevação da temperatura. Na terça-feira (15) a autarquia divulgou nota informando que o aumento do consumo de água está sobrecarregando os reservatórios, podendo provocar um colapso no sistema de abastecimento. Durante a semana, alguns bairros já tiveram o abastecimento prejudicado. Em setembro deste ano, o SAAE já havia alertado sobre situação semelhante.
De acordo com a autarquia, é de extrema importância que se faça o consumo consciente da água, mudando hábitos simples e evitando o desperdício. O comunicado adverte sobre a necessidade de rever o relacionamento na gestão da água, observando que o planeta implora por atitudes conscientes e sustentáveis e o aumento da temperatura global contribui para a escassez da água e outros recursos naturais essenciais.
O comunicado acrescenta que os três pontos de captação da cidade, no Bom Retiro, Pontilhão de Areia e Rio Jacaré, além dos poços, estão acionados 24 horas para garantir o fornecimento.
Os riscos com a onda de calor
A Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidade da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informou que nestes dias é importante se atentar para a ingestão de água, evitando sua substituição por bebidas adocicadas, como refrigerantes, néctares, sucos artificiais e bebidas alcoólicas. Também é importante evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; utilizar roupas leves, bonés ou chapéus e protetor solar; deixar as janelas abertas em casa e em veículos sem ar-condicionado; manter ambientes úmidos com toalhas molhadas, umidificadores de ar ou mesmo baldes com água e tomar banhos ligeiramente mornos, evitando a mudança brusca de temperatura.
Urina escura, cansaço, pele ressecada e até prejuízo na função renal indicam a ingestão insuficiente de água, o que faz com que o corpo apresente sinais que vão bem além da sensação de sede e de boca seca. Em caso de transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarréia, é fundamental procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para atendimento. Para evitar um possível quadro de desidratação, em geral recomenda-se a ingestão média de dois litros de água por dia. No entanto, essa quantidade pode variar, dependendo da temperatura, atividades que a pessoa realiza e se estará exposta ao sol.
Comments