Homenagem foi afixada na parede do casarão em que Michel residiu com sua família.
A denominação da confluência das ruas Doutor Coelho de Moura (Rua Direita) e Baptista de Almeida com a Praça Doutor José Ribeiro da Silva, tradicionalmente conhecida como “Esquina do Michel”, ponto nevrálgico de Oliveira, está sendo eternizada por um painel em azulejo, com a figura do famoso comerciante libanês e morador do casarão histórico existente no local, Michel Simão Gabriel.
A “Esquina do Michel”, por estar situada no centro de Oliveira, é ponto de referência para diversas regiões da cidade e local de passagem obrigatória de grande parte da população e suas festividades, entre elas, procissões, desfiles cívicos, carnaval e congado.
A partir da década de 1960, a esquina passou a ser muito frequentada pela juventude. Rapazes e moças transformaram o local em ponto de encontro e de conversas, especialmente nos finais de semana. Alí os jovens se relacionavam, falavam de seus problemas e apontavam as carências da cidade, como a falta de vagas de trabalho, o que provocava um verdadeiro êxodo para as grandes cidades, entre elas a capital Belo Horizonte, logo que os jovens completavam a maioridade. Tal situação incentivou as administrações municipais a investirem na instalação de novas indústrias e empresas de prestação de serviços, levando o município ao atual bom nível de emprego e renda. “Não queremos ficar somente sentados na esquina do Michel”, diziam os jovens ao reivindicarem mais ações governamentais.
A pedido da família, a prefeita de Oliveira, Cristine Lasmar (MDB), solicitou ao artista plástico Rômulo Pinheiro, a produção de uma obra de arte, que foi afixada na parede do casarão em que Michel residiu e manteve uma loja que comercializava uma grande diversidade de produtos. A arte foi confeccionada nas cores preto e branco, para não interferir na pintura do casarão, que integra o patrimônio artístico de Oliveira, tombado pelo Instituto Estadual Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).
A intenção é manter a memória de Michel viva, por meio de uma imagem que possa ser vista por toda a população, como as do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek e do ministro dos Transportes, Eliseu Resende, ambas na Avenida Maracanã. Atualmente, o casarão abriga lojas de três filhas e uma clínica odontológica de um neto do comerciante.
Michel Simão Gabriel nasceu em Broumana, cidade próxima a Beirute (Líbano), em 1913. Chegou ao Brasil aos 13 anos, residindo em Cláudio, São Francisco de Paula e posteriormente em Oliveira. Antes de se tornar comerciante, trabalhou, por muitos anos, como vendedor ambulante. Casou-se com Linda Sáber, filha de libaneses, que residia em Ewbank da Câmara, pequeno município da Zona da Mata, próximo a Juiz de Fora. Com Linda teve oito filhos, que foram por ele influenciados profissionalmente para o exercício do comércio.
No seu lado humano e social, Michel foi muito querido pelos oliveirenses, conquistando enorme simpatia e popularidade, não havendo quem não o conhecesse. De baixa estatura, ótimo humor e com seu sotaque “árabe”, protagonizou vários episódios engraçados, transmitindo alegria, diminuindo o cansaço e preocupações da rotina diária. Deixou um importante legado humano e social, contribuindo diretamente para o desenvolvimento comercial e econômico de Oliveira.
Sobre o fato leia o “EM TEMPO”, na capa desta edição.
Comments