Marcelo Praxedes / Arquivo GM
2017 –Estudantes participam de formatura do programa.
O Programa Estadual de Resistência às Drogas (PROERD) deu início, na quarta-feira (28/02), às atividades de 2024 nas escolas estaduais de Minas Gerais. A retomada das aulas aconteceu na Escola Estadual Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, e será estendida para todo o estado.
O PROERD é uma iniciativa que tem papel importante para fortalecer medidas de segurança no ambiente escolar, atuando na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência entre crianças e jovens. Atende estudantes da rede pública, matriculados nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Em 2023, cerca de 46 mil estudantes das escolas estaduais foram atendidos pelo programa.
As lições do Proerd ensinam os estudantes a trabalharem o autoconhecimento, autocontrole, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, aspectos relevantes que ajudam a Secretaria de Estado de Educação a entender de forma mais individualizada o perfil dos alunos.
Os policiais militares que participam de forma voluntária do programa realizavam as atividades com crianças do ensino fundamental. Agora, mediante parceria com a Secretaria de Estado de Educação, o PROERD está sendo implementado também no ensino médio, em todas as escolas de Minas Gerais.
As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por manuais específicos, ensinam crianças e adolescentes a reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.
Σχόλια