top of page

Projeto cria feriado santo estadual


Reprodução da Internet

Imagem barroca de Nossa Senhora da Piedade, esculpida por Aleijadinho.

 

Um projeto de lei do deputado Leleco Pimentel (PT) visa transformar o dia 15 de setembro, data dedicada a Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, feriado santo estadual. A proposição foi protocolada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).


O deputado justifica a proposta com base na importância religiosa, cultural, turística, social e econômica da devoção à Nossa Senhora da Piedade. Segundo ele, com o feriado, o santuário dedicado à Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderá ser mais visitado. “A população mineira precisa deste ambiente da fé para continuar tendo esperança”, declarou.


O parlamentar argumentou ainda que a instituição da data seria uma forma de alertar sobre as ameaças da atividade mineradora de destruição da Serra da Piedade, que abriga o santuário. “Precisamos falar desses espaços religiosos que se tornaram refúgios para garantir a preservação da nossa casa comum, tão atacada pelas mineradoras”, observou.


O Santuário de Nossa Senhora da Piedade abriga sua imagem, esculpida, no século XVIII, por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Do local é possível ver as cidades de Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipha

0 comentário

Comments


bottom of page