top of page
Foto do escritorEditorial

Projeto de melhoramento genético avança em Oliveira


Técnicos visitam pequenos produtores para realizar inseminações - Foto: Prefeitura de Oliveira


Durante a semana foi concluído o primeiro ciclo do Programa Mais Pecuária Brasil em Oliveira. Nesta etapa foram atendidos diversos pecuaristas e na próxima fase uma nova quantidade de produtores cadastrados serão contemplados durante o ano, o que representará uma considerável melhoria na qualidade genética dos rebanhos bovinos, sendo esta uma das principais atividades econômicas agrárias do município. O plano consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte para os pequenos produtores do município por meio de inseminação artificial.


Nos últimos dias equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER), estiveram realizando mais uma etapa do Projeto Mais Pecuária Brasil, com a finalidade de promover inseminação artificial das raças bovinas. O projeto, que vem sendo desenvolvido na zona rural de Oliveira, prevê cerca de 2.400 inseminações em quatro anos, a começar neste ano, com 600 inseminações. A medida vai garantir qualidade aos animais e promover maior valorização.


Segundo o técnico agrícola e zootecnista Evandro Luiz Lopes Lelis, extensionista agropecuário do escritório da EMATER de Oliveira, inicialmente foram atendidos dez produtores, com 98 animais inseminados das raças Nelore, Girolando 3/4, 5/8 e Holandês, dependendo da escolha e da vocação de cada produtor. A inseminação artificial é a biotecnologia mais simples e rápida para promover o melhoramento genético em bovinos. Os sêmens usados pelo programa são produzidos e doados gratuitamente pela multinacional Alta Genetics, líder mundial no mercado de melhoramento genético bovino.


O processo é realizado da seguinte forma: na primeira etapa é feita a identificação das vacas que estão saudáveis e aptas para a inseminação, em que é realizada a limpeza do animal. Os sêmens são armazenados em botijões a uma temperatura de 196 graus negativos. Em seguida a palheta contendo o sêmen da raça específica do touro é retirada, aquecido a 37 graus e por fim o material genético é depositado no aplicador e inserido na vaca.


Para a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), órgão responsável pelo programa e com quem a Prefeitura de Oliveira assinou um acordo de cooperação técnica, o plano representa um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade de contribuir significativamente com a qualidade bovina do município.


É importante ressaltar ao produtor rural que esteja interessado em participar deste projeto, que deve procurar o escritório local da EMATER, no Parque Municipal João Reis, munidos dos documentos pessoais e das informações da propriedade, a produção e a quantidade de animais, e se cadastrar. Em seguida, uma equipe técnica fará os encaminhamentos para o agendamento da visita dos profissionais responsáveis pelo projeto.

0 comentário

Yorumlar


bottom of page