top of page

Secretaria da Saúde esclarece sobre reclamações de atendimentos


Cleyton Murilo apontou demora na marcação de exames e consultas - Foto: Carlos Augusto Mattos

São cada vez mais frequentes as reclamações de vereadores, na Câmara de Oliveira, quanto à demora para a marcação de exames e consultas médicas em algumas especialidades. Há ainda relatos de usuários do sistema de saúde sobre longas filas de espera para atendimentos em algumas áreas, entre elas a de psicologia. O assunto, já recorrente no Legislativo, voltou a ser discutido durante a sessão realizada na segunda-feira (29). Para esclarecer a situação, a Secretaria Municipal de Saúde informou à GM como são feitos os procedimentos para a marcação de consultas e exames e também o número de atendimentos diários.


O vereador Cleyton Murilo da Silva (PDT), um dos parlamentares que tem debatido sobre a situação, voltou a tratar do assunto na mais recente reunião da Casa. Depois de relatar ter feito uma visita ao posto do Programa da Saúde da Família (PSF) São Geraldo, ele disse ter constatado as dificuldades em relação à marcação de exames e consultas em algumas especialidades médicas, entre as quais urologia, ginecologia e pediatria. Segundo Cleyton, também tem sido grande o período de espera para atendimento com psicólogos e fonoaudiólogos, além de outros serviços.


Ainda de acordo com o parlamentar, esta é uma situação que vem sendo observada por ele desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2021, e que durante o período nada tem sido feito para resolver o problema. Cleyton salienta que as consultas de diversas especialidades foram concentradas em um centro médico localizado no Bairro Aparecida, mas o número de profissionais não é suficiente para atender a demanda. Ele indagou quando a situação vai ser solucionada e também com relação à contratação de mais médicos e a realização de mutirões de exames especializados.


A Secretaria de Saúde informou que as marcações de consultas de especialidades são realizadas por meio de encaminhamento médico dos PSFs e que atualmente são atendidas 18 especialidades. Os atendimentos psicológicos também são encaminhados pelo PSF, ressaltando que nas três unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é feito o acolhimento de pacientes todos os dias por psicólogos. Nos locais são definidas as sessões psicológicas ou até mesmo as consultas psiquiátricas.


Com relação aos exames, informa a Secretaria que aqueles mais urgentes são feitos de imediato. Os procedimentos médicos eletivos, que não são considerados de urgência e emergência, são agendados conforme a demanda. A Secretaria de Saúde esclareceu que trabalha com diversos especialistas nas principais áreas necessárias para que a população não fique desassistida.


Em decorrência do concurso, a pasta está aguardando os profissionais serem convocados para que seja realizada a substituição dos profissionais. Destaca que não está faltado médico em nenhuma das unidades de saúde (PSF). Acrescenta que no Centro de Saúde da Mulher e da Criança existem cinco especialistas para tratamento e atendimento das gestantes e das crianças, com a marcação, em média, de 20 consultas diárias com estes profissionais, todos os dias da semana.

0 comentário

Comments


bottom of page