Na próxima semana serão comemoradas três datas importantes da história do Brasil. Na quarta-feira (19), celebra-se o Dia dos Povos Indígenas, nova denominação do antigo Dia do Índio. Na sexta-feira (21), feriado nacional, será comemorado o Dia de Tiradentes, data que remete à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Independência. Já no dia 22 relembra-se o Descobrimento do Brasil, uma alusão ao dia 22 de abril de 1500, data em que os portugueses chegaram às terras onde, mais tarde, tomariam o nome de Brasil.
Desde 1943, 19 de abril marca a comemoração do Dia do Índio. A data é uma homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido em Patzcuaro, no México, no ano de 1940, e foi instituída no Brasil por um decreto do então presidente Getúlio Vargas. O objetivo desse congresso era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos. Na ocasião, foi proposto que os países da América adotassem o dia 19 de abril como o Dia do Índio.
O Dia dos Povos Indígenas foi instituído em 2022. A mudança do nome foi uma forma de reforçar a diversidade das culturas indígenas.
No Brasil, a data tem como objetivo mostrar à população brasileira o quanto o povo indígena contribuiu para a sua formação. A Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e a população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas. Segundo dados preliminares coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo Demográfico 2022, a população de indígenas no Brasil é de 1.652.876 pessoas.
O Dia de Tiradentes foi criado em homenagem a Joaquim José, conhecido pelo apelido de “Tiradentes” por ser um dentista amador, além de ser militar. Ele atuou na Inconfidência Mineira como propagandista, sendo a pessoa que conquistava apoiadores para o movimento. Depois que a conspiração foi descoberta pelas autoridades portuguesas, Tiradentes permaneceu preso até ser executado. Tempos depois, acabou sendo transformado em símbolo da luta pela liberdade. Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746, na época do período colonial do Brasil.
No dia 22 de abril de 1500 caravelas portuguesas chegaram pela primeira vez na Costa do Descobrimento, como passou a ser conhecida a região no sul da Bahia que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Comandada pelo capitão-mor Pedro Álvares Cabral, a expedição buscava chegar até a Índia cruzando o oceano Atlântico, mas acabou “esbarrando” no Brasil. Os portugueses então nomearam as terras desconhecidas como Terra de Vera Cruz. Por esse motivo, no 22 de abril passou a ser celebrado o Dia do Descobrimento. No entanto, nem sempre a data do descobrimento foi comemorada nesse dia. Um dos primeiros nomes que o Brasil recebeu foi o de Terra de Santa Cruz. Para que a data coincidisse com o feriado da Santa Cruz, o rei Dom Manuel I (1469-1521) a transfere para o dia 3 de maio. Somente em 1817, com a publicação da Carta de Pero Vaz de Caminha, se verifica que a chegada dos portugueses tinha ocorrido antes, em 22 de abril.
As três datas são lembradas principalmente nas escolas, onde são realizadas diferentes atividades pelos alunos.
Comments