top of page

Senadores eleitos em outubro tomam posse e elegem presidente em 1º de fevereiro


A primeira sessão preparatória, para a posse dos senadores eleitos em outubro, começa às 15h - Foto: Marcos Oliveira

Os trabalhos no Senado recomeçam na quarta-feira (1º) com a realização de reuniões preparatórias para a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e a eleição do presidente e dos demais cargos da Mesa.


Às 15h, há a primeira reunião preparatória, em que os senadores a serem empossados prestam o compromisso regimental, sem discurso dos presentes.


''Normalmente, quem preside a Mesa dos trabalhos é um membro da Mesa atual. A intenção é fazer a votação 100% presencial, não subsistem os pressupostos para votação remota. A própria atividade legislativa é por excelência presencial.'', afirmou o secretário-geral da Mesa do Senado, Gustavo Saboia.


Depois da posse, por volta de 16h, começa a segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos.


Os candidatos ao comando do Senado tem direito à palavra para defender suas ideias. Logo após é realizada a votação secreta, com uso de cédula a ser depositada em urna.


Os senadores são chamados a votar de acordo com a ordem de criação dos estados, assim como ocorre na posse dos parlamentares. Até o momento, a Mesa ainda não recebeu o registro de candidaturas para presidente do Senado.


Concluída a votação, é iniciada a terceira reunião preparatória, para a eleição dos demais cargos da Mesa, primeiro e segundo-vice-presidentes e quatro secretários, com respectivos suplentes.


(Com informações da Agência Senado)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page