Conteúdo da página “Viva Oliveira”, na internet: arte, cultura e educação.
Contendo todos os produtos criados em projeto de educação patrimonial e cidadania sobre o município, entrou no ar o site “Viva Oliveira”, que traz um filme de curta metragem, livros e revistas para leitura digital, dando acessibilidade a todas as escolas, entidades e demais pessoas interessadas. A autoria do projeto é da agente cultural e ex-vereadora Amanda Vargas, com coordenação dela e do também agente cultural Antônio Carlos Barcellos.
“Entendemos a plataforma digital como um importante meio de democratizar as informações de nosso projeto, trazendo diversidade e interatividade, com ótima qualidade de atualização, e, portanto, fonte inesgotável de partilha, disseminação, replicação, reprodução e recriação do trabalho. O site dá a oportunidade de termos todas as obras reunidas em arquivos digitais para utilização como processo continuado de educação patrimonial e cidadania, tanto na atualidade, como também no futuro”, explicaram os coordenadores à GM.
De acordo com eles, o projeto nasceu da necessidade de se resgatar os valores identificadores do município, ao buscar suas referências nas raízes históricas, nos exemplos das memórias e tradições e como modo dos oliveirenses se reconhecerem enquanto descendentes e herdeiros culturais, tomando em suas mãos a responsabilidade pela preservação dos patrimônios e, como agentes transformadores, buscar o protagonismo, a inclusão, a universalidade, a identidade, o pertencimento, a acessibilidade e posse, através do reconhecimento dos bens históricos, naturais e culturais como valores sociais e coletivos.
A publicação virtual tem como público-alvo escolas, associações comunitárias e de serviços, clubes de serviços, coletivos sociais e culturais, grupos sociais, artísticos, esportivos e religiosos.
O material disponibilizado conta com a Vídeoaula GeOliveira, Estudo da Geografia do Município; livro em PDF “Estudo da Geografia do Município de Oliveira”; livro em PDF “Mistério e Fantasia no Universo Barroco da Paixão e da Folia”; revista em quadrinhos “Turma do Zeca Cainaguinha”; livro em PDF “Cultura de Oliveira”. Também disponibilizado o filme de curta metragem “Enredo de fé”, uma ode a Oliveira apresentada em récita musical, que também aborda a importância do patrimônio histórico, suas riquezas, detalhes e a íntima relação dos oliveirenses com seu lugar de origem.
A execução do projeto contou, ainda, com o apoio da Associação Pro Oliveira (ASPROL).
Acesso pelo link www.vivaoliveira.com.br.
Sobre a iniciativa leia o “EM TEMPO”, na capa desta edição.
Commentaires