top of page

Vacina da dengue será fornecida pelo SUS


Imagem da Internet

Imunizante será distribuído inicialmente em áreas prioritárias.

 

O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A Secretaria de Saúde de Oliveira ainda não recebeu nenhuma comunicação da Superintendência Regional de Divinópolis, sobre o envio de vacinas para o município.


A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (CONITEC). O Ministério da Saúde informou que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalhará junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, como público-alvo e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nos próximos dias.


A vacina Qdenga é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses. A mesma vacina já é comercializada na rede privada há oito meses, ao preço de R$ 450,00. A Qdenga (TAK-003) foi o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue. De acordo com a Anvisa, o imunizante é indicado para pessoas na faixa etária de 4 a 60 anos. Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.


Dourados (MS) é a primeira cidade do Brasil a iniciar vacinação em massa contra dengue. O município fez convênio com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. Vão ser imunizadas pessoas de 4 a 59 anos na segunda maior cidade do estado.


A dengue é a infecção viral mais comum transmitida a humanos picados por mosquitos infectados. É encontrado principalmente em áreas urbanas em climas tropicais e subtropicais. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Para evitar a infestação de mosquitos, o Ministério da Saúde orienta que é necessário eliminar os criadouros, mantendo os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas ou tampas. Medidas de proteção contra picadas também podem ajudar especialmente nas áreas de transmissão. O Aedes aegypti ataca principalmente durante o dia.

 

(Com informações da Agência Brasil)

0 comentário

Comments


bottom of page