top of page
Foto do escritorEditorial

Vereadores cobram contratação de aprovados em processo seletivo


Foto: Carlos Augusto Mattos - Cleyton Murilo pediu à Prefeitura uma posição sobre as contratações.


Um grupo de vereadores de Oliveira solicitou do Poder Executivo, mais agilidade na contratação dos candidatos aprovados no processo seletivo simplificado, cujas provas foram aplicadas no dia 27 de março deste ano. Os parlamentares disseram que têm recebido diversas indagações de pessoas que aguardam convocação da Prefeitura para iniciarem o trabalho. Eles também solicitaram da administração municipal a realização do concurso público, a elaboração do plano de cargos e salários e maior valorização dos servidores efetivos.

Cleyton Murilo da Silva (PDT) disse que tem sido procurado por muitas pessoas questionando sobre a demora na contratação dos aprovados. E perguntou: “Se o processo seletivo foi realizado em caráter de urgência pela falta de mão de obra, por que a Prefeitura não está chamando os candidatos?” O vereador lembrou que diversos setores estão necessitando de funcionários, como na farmácia municipal, nas áreas de serviços gerais, capina e outros. O parlamentar acrescentou que o Executivo precisa dar uma posição sobre as contratações.


Outro ponto abordado por Cleyton foi sobre os trabalhadores contratados pela Colmeia, empresa que arregimenta funcionários para a Prefeitura. Ele estranhou o fato da prestadora de serviços não possuir um escritório na cidade e também os valores pagos aos servidores em relação aos recebidos do Executivo. O vereador citou como exemplo o cargo de auxiliar de serviços gerais, informando que o funcionário recebe um salário mínimo, mas o valor repassado para a empresa é de R$ 2.281,60, quase o dobro. Ele questionou o motivo pelo qual a Prefeitura não contrata essas pessoas diretamente com um salário mais digno.


A vereadora Lorena Aparecida de Fátima Silva (Republicanos) pediu que a Prefeitura divulgue nota informando quando as pessoas serão chamadas. Ela salientou que alguns aprovados estão apreensivos, diante da hipótese da realização do concurso em novembro.


Sirley Clécio da Silveira (PDT) disse que a gestão municipal vem pecando em relação à situação dos servidores contratados, salientou a necessidade do concurso público e de uma reorganização administrativa. Caso isso não aconteça, o município terá uma situação de subemprego terceirizado. Para ele, o que se observa em Oliveira são empresas terceirizadas ganhando e os trabalhadores sendo desvalorizados na outra ponta. “Está na hora de Oliveira pensar em modernizar o serviço público”, observou.

Reinaldo Correa dos Santos (PSD) também disse que passou da hora do Executivo começar a realizar o plano de cargos e salários em todos os setores da Prefeitura.

Éderson de Souza da Silveira (MDB), líder da prefeita na Câmara, disse que está ocorrendo um erro de comunicação do Executivo, por não ter informado o motivo da demora das contratações. Ele explicou que a Prefeitura está aguardando uma autorização da Justiça. O parlamentar falou também sobre um acordo entre a Prefeitura e o Ministério Público, para a realização do processo em caráter de urgência e a realização do concurso até novembro deste ano.

0 comentário

תגובות


bottom of page