Pererê beija Lia de Itamaracá, durante show na ilha pernambucana.
O estilista oliveirense Juan Andrade vestiu Sérgio Pererê, cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical mineiro, em show realizado no dia 12 de janeiro, na Ilha de Itamaracá (PE), no Festival “O canto da sereia”, comemorando os 80 anos da também cantora e cirandeira Lia de Itamaracá.
Pererê é dono de um trabalho autoral e reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades, com destaque para as referências afro-latinas, e pelo timbre peculiar de sua voz. Os elementos de matriz africana estão presentes em seus trabalhos com muita força. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e em países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina. “Sou um devoto da arte, um artista negro brasileiro”, diz ele.
Juan conheceu o trabalho de Pererê por meio de vídeos e músicas e se encantou com sua arte. Conseguindo um contato com o cantor, foram apresentados a ele figurinos existentes e a possibilidade de desenvolvimento de outros. “Ele apreciou os trabalhos e dentre esses, um conjunto de camisa e saia com estampa exclusiva que desenvolvi para meu trabalho de conclusão de curso de moda sobre Chica da Silva, tendo como ponto de partida a visibilidade das mulheres pretas”, explica Juan.
O figurino chamou a atenção do artista, uma vez que se apresentaria celebrando os 80 anos de uma mulher preta, forte, inspiradora e guerreira, assim como todas na estampa. Foi sugerido que ele usasse a roupa no show e ele aceitou. Correndo contra o tempo, o estilista precisou incluir algumas imagens de Lia nas peças, mas deu tudo certo.
O artista brilhou no palco principal, em um show emocionante e cheio de energia, juntando-se à rainha Lia e outros. “Foi incrível. Praia lotada, as pessoas muito felizes. Eu vou querer ficar com a roupa”, disse o artista.
Para Juan Andrade é mais uma conquista, visto que ele já fez figurino para a própria Lia de Itamaracá. “Espero poder vestir muitos artistas, com suas peculiaridades e diversidades”, concluiu o estilista.
Comments