Malha extensa, problemas de solo e de estrutura dificultam a recuperação das vias
Patrol em ação: trabalho é prejudicado pelo pequeno número de máquinas e pessoal.
Com cerca de três mil quilômetros de estradas rurais, entre principais e secundárias, o município de Oliveira tem encontrado dificuldades para realizar a manutenção e recuperação da malha. Entre os principais entraves estão a falta de pessoal e de maquinário para uma ação mais efetiva. Semanalmente são diversas as reclamações e apelos apresentados por vereadores durante as reuniões ordinárias da Câmara Municipal, todos eles dando conta dos problemas causados a produtores e à população rural.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Rural, Antônio Raimundo de Andrade, além dos problemas provocados pelo pequeno número de máquinas, de veículos e de servidores para executar os serviços necessários, alguns imprevistos, como defeitos em equipamentos e as condições do solo contribuem para um resultado que nem sempre é o melhor. A Secretaria de Infraestrutura Rural não possui dados precisos sobre os trabalhos executados, mas segundo Antônio Raimundo, em média, em um ano são patrolados cerca de 60% a 70% das estradas.
Em 14 de fevereiro de 2022, durante participação em uma reunião da Câmara, o secretário relatava as principais dificuldades enfrentadas pela pasta para a manutenção e melhoria das estradas. Na ocasião ele apontou a necessidade de adequação e evolução do setor, que carece de um caminhão pipa para molhar as estradas, no mínimo mais três ou quatro caminhões toco ou trucado, duas retroescavadeiras e uma carregadeira. Desde então, pouca coisa mudou em relação à aquisição das máquinas e veículos.
Como consequência, as reclamações de moradores e proprietários de terrenos nas diversas comunidades rurais têm sido frequentes, muitas delas apresentadas por vereadores. Na região do Mandembo, por exemplo, donos de sítios e fazendas aguardam pela recuperação da estrada de acesso há mais de três anos. Uma queixa frequente dos parlamentares é em relação ao deslocamento das máquinas de uma localidade para outra, antes mesmo da conclusão do trabalho.
Por meio de sua página oficial no Facebook, a Prefeitura de Oliveira tem informado a realização de serviços diversos nas estradas, entre os quais o patrolamento das vias, recuperação e instalação de mata-burros, entre outros. Somente este mês, conforme as publicações mais recentes, foi feito o patrolamento de estradas nas regiões dos Mirandas, Fundão, Baependi, Damas e nas imediações da Guarita, sentido a BR-381. Informa, também, que foram instalados vários mata-burros nas regiões dos Fradiques, Paulinas, Calafate e Matinha. Outra ação concretizada foi a reforma de uma ponte na região da Boa Vista. A Prefeitura de Oliveira sustenta que continua seguindo o cronograma de recuperação e manutenção das estradas vicinais do município.
Sobre o problema leia o editorial “Maus caminhos”, na página 2 desta edição.
Comentarios